top of page
MUSEUS VIRTUAIS 2022 / 2023

Conheça os roteiros temáticos do projeto

Roteiros temáticos

A 10ª Temporada do projeto Museus Virtuais terá muitas novidades. Serão 12 roteiros inéditos nos quais faremos passeios virtuais por museus, galerias, capelas, igrejas, palácios e teatros de importantes centros culturais da Europa e América. As sessões estarão mais interativas com interfaces entre instituições museológicas e recursos técnicos que propiciarão a melhor compreensão da temática do roteiro.

 

Florença: Museu a céu aberto
Florença possui muitos museus, palácios, igrejas, praças e ruas plenas de obras de arte. Nesse tour iremos passear por locais históricos e adentrar à Catedral Santa Maria del Fiore e, do alto da cúpula, contemplar a cidade. Visitaremos o Museu dell’Opera del Duomo, o Batistério e o Campanário de Giotto, chegando ao berço da Renascença italiana.

Galleria Borghese
A Galleria Borghese em Roma possui uma das mais impressionantes coleções de arte barroca da Europa. Em suas salas traz a suma arte de Gian Lorenzo Bernini, esculturas como “A Verdade Revelada”, “Apolo e Dafne” e “O Rapto de Perséfone”, por exemplo. Expõe pinturas de Caravaggio, além de obras renascentistas de Rafael, Ticiano, Lorenzo Lotto, Correggio e neoclássicas de Canova.

A História Revelada
O Museu Nacional das Mulheres na Arte, em Washington, é o primeiro museu do mundo dedicado exclusivamente às artistas mulheres. Por suas galerias iremos conhecer a história de tantas artistas que foram pouco, ou nada, reconhecidas em sua época. Do renascimento ao século XX, veremos a beleza de suas artes, a riqueza técnica, os motivos de ocultação histórica, sistêmica e a representatividade que conquistaram.

Museus do Vaticano
No centro do catolicismo encontra-se uma das maiores referências da arte e cultura da humanidade: Os Museus do Vaticano. Dentre as diversas salas, galerias, capelas e igrejas, estão a Basílica de São Pedro, a Capela Sistina e as salas pintadas por Rafael. Nesse roteiro, visitaremos esses locais que abrigam a mais alta arte do Renascimento, criada pelos artistas seletos contratados por papas mecenas como Sisto IV e Julio II.

Um passeio em Viena - do Clássico à Secessão
Viena é uma das mais charmosas cidades europeias. Centro musical, com sua arquitetura clássica transpira arte. Esse roteiro propõe um passeio pela capital austríaca contemplando palácio, teatro e museus, nos quais poderemos conhecer sua cultura tradicional e a libertação ao moderno. Para isso iremos ao Burgtheater, ao Palácio da Secessão e aos museus Leopold e Albertina, onde veremos obras de reconhecidos artistas como Klimt, Egon Schiele e Oskar Kokoschka.

 

Mauritshuis

O Mauritshuis, em Haia, é o lar de uma das mais célebres coleções de arte da Idade de Ouro holandesa, o século XVII. Este pequeno palacete abriga, por exemplo, pinturas de Rembrandt como “A lição de anatomia do Dr. Tulp” e a famosa “Moça com brinco de pérola” de Johannes Vermeer, além de outras obras suas e de outros artistas como Jan Steen, Fabritius e Frans Hals.

 

Uma pequena capela em Pádua
A Cappella degli Scrovegni, também conhecida como Capela Arena, é, como diz o título deste roteiro, uma pequena capela em Pádua, na Itália. Porém, grande em significado artístico e religioso. No século XIV, Giotto realizou incríveis afrescos em suas paredes. Nessas pinturas transformou a estética medieval humanizando as cenas bíblicas, de narrativas sobre a vida de Cristo e da Virgem, que se tornaram um marco para o surgimento da Renascença. Neste passeio virtual iremos detalhar a temática, a técnica e a influência de Giotto na arte italiana.

 

Casa de Artista
Você já teve a curiosidade de saber como é a casa de um determinado artista? Esse roteiro irá te mostrar como eram as residências de dois grandes pintores do passado: Rembrandt e Monet. Como eram os ambientes, os métodos de trabalho desses mestres e de que modo se relacionavam com o lar/ateliê como fatores determinantes para suas produções: luz, cor, composição...

 

Arte Palaciana: uma ópera de fausto e luxo
Em diferentes momentos históricos a arte e o poder estiveram relacionados. Líderes políticos eram mecenas de artistas que os serviam nas decorações palacianas. Essa cultura se propagou do Renascimento ao século XX, tendo seu apogeu nas monarquias européias dos séculos XVII e XVIII. Sobretudo nos estilos clássico e rococó, os palácios eram luxuosamente decorados com adornos e materiais refinados, bem como pinturas e esculturas dos mais renomados artistas. Nesse roteiro iremos visitar o Palácio Ducal, em Veneza, o Versalhes, na França e um teatro em Paris, a Ópera Garnier, para apreciarmos a exuberância e faustosidade desses locais.

 

O Acadêmico, o Clássico, o Romântico e a Ruptura
Este roteiro irá apresentar uma síntese da arte no século XIX. Através da visita virtual pela Royal Academy de Londres veremos as bases acadêmicas que sustentaram a arte da tradição, sobretudo nos ensinamentos de Joshua Reynolds. Pela Alte Nationalgalerie de Berlim poderemos ver os artistas românticos alemães, como Friedrich e Böcklin, e os franceses Renoir, Manet, Cézanne que, através de suas técnicas impressionistas, romperam com a academia.

 

Um olhar Moderno
A arte moderna estará apresentada pelas salas da Fundação Beyeler em Riehen, na Suíça, e no Museu Folkwang em Essen, na Alemanha. Do impressionismo à pintura contemporânea veremos obras de artistas como Monet, Degas, Renoir, Cézanne, Van Gogh, os expressionistas Kokoschka, Macke, Kirchner, as abstrações de Kandinsky, Mondrian, Klee e Rothko, até a POP ART de Andy Warhol, neste roteiro que prima por mostrar os diferentes olhares estéticos da pintura de vanguarda.

 

Guggenheim Bilbao
Um dos principais museus de arte contemporânea do mundo, o Guggenheim Bilbao, na Espanha, terá um roteiro exclusivo nessa temporada dos Museus Virtuais. Pelas suas galerias poderemos ver e refletir sobre diferentes possibilidades, meios e materiais empregados na arte atual, em obras de destacados artistas como Anish Kapoor, Richard Serra, Jenny Holzer e pintores como Basquiat, Gerhard Richter, Antoni Tápies e Anselm Kiefer que renovaram a força expressiva da pintura nas últimas décadas.

bottom of page